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dez

Boas festas e boa saúde!

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O final do ano está chegando, trazendo com ele motivos de sobra para celebrar o encerramento de mais um ciclo e receber um novo tempo, cheio de possibilidades. Por isso, a agenda do mês de dezembro pode e deve reservar muitos momentos de comemoração, confraternização e festa. Mas, em meio a todo esse clima festivo, tendemos a descuidar da nossa saúde, cometendo alguns excessos, principalmente quando se trata de alimentação.

As mesas fartas, os brindes e os pratos típicos da época pelos quais esperamos o ano inteiro, são convidativos a certos exageros que podem trazer consequências prejudiciais para a nossa saúde. Ganho rápido de peso, aumento das taxas de açúcar e gordura no organismo e problemas relacionados ao abuso de álcool são alguns dos perigos que esse período esconde por entre deliciosas tentações. Foi pensando nisso que separamos 3 dicas simples, mas valiosas para você aproveitar o melhor das festas e começar 2018 esbanjando saúde:

  1. O mais fácil, nem sempre é o melhor para a saúde.
    Na hora de pensar no cardápio das festividades, é comum nos rendermos à facilidade dos pratos pré-fabricados ou industrializados como soluções práticas e rápidas, para poupar tempo, trabalho e estresse no fim de ano. Porém, os especialistas em nutrição concordam que esses alimentos processados são grandes vilões da boa saúde. Em geral, eles contém quantidades significativas de sais, açúcares e químicos que favorecem a ocorrência de obesidade, doenças do coração e diabetes e, além disso, costumam ser pouco nutritivos. Os nutricionistas recomendam o preparo de refeições a partir de alimentos naturais, pois são muito mais ricos em nutrientes, proporcionam uma alimentação mais equilibrada e livre de aditivos que podem ser danosos à saúde.
  1. Brindar com vontade, beber com moderação.
    As bebidas alcoólicas estão sempre presentes nas festas de fim de ano. Nem conseguimos imaginar uma ceia de natal ou um réveillon sem, ao menos, um espumante! A verdade é que o álcool, quando consumido de forma moderada, ajuda a relaxar, descontrair e esquecer um pouco a correria tão comum dessa época do ano. No entanto, há que cuidar para não passar do ponto e correr o risco de perder o melhor das festas. O consumo de álcool em grandes quantidades pode acarretar uma série de consequências muito negativas para a saúde, como complicações gástricas, renais e hepáticas, aumento dos riscos de doenças cardíacas e até diabetes. Além disso, o rebaixamento do nível da consciência, causado pelo excesso de álcool e as famosas ressacas não combinam nada com aquela “saúde” que costumamos desejar na hora do brinde. Uma dica para aproveitar o prazer das bebidas alcoólicas, sem sofrer com seus efeitos danosos, é, além de moderar na quantidade, tomar bastante água enquanto desfruta do seu drink. Isso manterá seu corpo hidratado e com mais resistência às ações indesejadas do álcool no organismo.
  1. Reconheça os aliados e aproveite o melhor da festa.
    Embora as festas de final de ano, tenham como característica principal as mesas cheias de guloseimas, alguns alimentos tradicionais dessa época são ótimos aliados da boa saúde. As carnes brancas como os peixes e aves, que comumente são os carros chefe das ceias, são fontes de proteínas menos gordurosas e menos calóricas que as carnes vermelhas e podem ser consumidas sem medo, nem culpa. As frutas da estação, que decoram e colorem as mesas dessas festas, além de alimentar nossos olhos, são deliciosas ao paladar, ricas em nutrientes, fibras e água e se tornam uma ótima opção de sobremesa. Já as amêndoas, avelãs, nozes e castanhas, tão comuns desse período do ano, possuem ácidos graxos, principalmente o ômega 3 e ômega 6, que são essenciais para o nosso organismo, mas essas devem ser consumidas com moderação, pois são muito calóricas.

Diante de tantas possibilidades de comemorar e se cuidar, você só precisa fazer boas escolhas, sem deixar de aproveitar as delícias dessas datas tão especiais e começar 2018 com muita saúde!

Boas festas!

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