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A consultoria de benefícios deve atender diretamente os funcionários?

SAÚDE E ODONTO

Você não quer só uma corretora de seguros, você quer uma consultoria de benefícios

 

Uma boa consultoria de benefícios deve atender diretamente os funcionários da empresa, seguindo uma importante tendência do mercado de seguros.

Atualmente, a atuação das corretoras de seguro que trabalham com planos de saúde deve ir muito além da comercialização de produtos do mercado securitário. Mantendo-se junto aos clientes, elas têm ampliado o papel do corretor no acompanhamento e gerenciamento das rotinas e estratégias vinculadas à administração de benefícios.

Estas corretoras de seguro especializadas atuam como consultorias de benefícios. Elas tomam para si parte das funções do departamento de recursos humanos das empresas e das seguradoras e promovem o melhor aproveitamento dos benefícios do seguro saúde por parte dos usuários. Elas atuam como parceiras no acompanhamento da sinistralidade, na gestão de programas de saúde e qualidade de vida e no subsídio aos gestores nos momentos decisórios relacionados aos planos de benefícios.

 

 

 

Por que é vantajoso contar com uma consultoria de benefícios?


Para compreender adequadamente porque a consultoria de benefícios deve atender diretamente os funcionários é preciso avaliar as vantagens de contar com essa assessoria a partir de dois pontos de vista:

Primeiro, levemos em conta o que uma consultoria de benefícios especializada pode fazer pela empresa ao assumir as rotinas ligadas à administração de benefícios e programas de qualidade de vida no dia a dia de um departamento de recursos humanos.

Em segundo lugar, consideremos o ponto de vista dos segurados, os colaboradores da empresa que frequentemente precisam de algum tipo de suporte que, em geral, não é oferecido pelas seguradoras e operadoras de planos de saúde.

 

 

As atribuições de uma consultoria de benefícios


De saída, uma empresa que ainda não tem uma apólice de seguro saúde pode se beneficiar da experiência de uma consultoria especializada para realizar a contratação de um pacote de produtos personalizados.

Uma boa consultoria de benefícios realiza uma análise inicial, faz um diagnóstico das necessidades e dos recursos da empresa, oferece soluções e se dispõe a executar ações que proporcionem, no decorrer do tempo de apólice, o melhor equilíbrio entre os benefícios à saúde dos colaboradores e a gestão financeira dos custos de manutenção dos planos.

A experiência de uma consultoria de benefícios pode reduzir os custos com os planos de saúde consideravelmente, posto que fazer as escolhas certas no momento da contratação é a melhor maneira de garantir o melhor custo-benefício.

 

 

Lidando com as rotinas administrativas dos planos de saúde


No dia a dia, espera-se que a consultoria marque presença para tornar a administração dos benefícios e programas de qualidade de vida mais rápida, descomplicada e eficaz.

As consultorias de benefícios tendem cada vez mais a disponibilizar (principalmente para as empresas de médio e grande porte) funcionários exclusivos que, instalados ou não nas dependências da empresa, tornam a presença da consultoria mais marcante e a gestão dos benefícios mais eficiente.

A consultoria atua no controle das rotinas administrativas dos planos de saúde contratados por meio de ações como:

  • Realiza atualizações cadastrais constantes de acordo com as movimentações do grupo segurado fazendo a gestão da elegibilidade para a participação nos programas destinados aos casos especiais e mais custosos (high users), tais como o dos portadores de doenças crônicas, das gestantes, afastados etc.
  • Faz acompanhamento permanente dos planos de benefícios por meio de sistemas próprios que geram indicadores estatísticos e permitem a avaliação do uso que se faz dos serviços de assistência à saúde.
  • Emprega um sistema de Analytic Report para conciliação de faturas e folha de pagamentos para minimizar as probabilidades de erros em faturamento e descontos, além de auxiliar o setor responsável com envio de boletos e avisos sobre prazos de vencimento.
  • Produz relatórios gerenciais personalizados para acompanhar as flutuações dos índices de sinistralidade, prever suas consequências para os próximos períodos e implementar ações corretivas com rapidez a fim evitar o futuro desequilíbrio financeiro.
  • Trabalha para fazer uma mediação eficaz entre a empresa e as operadoras e seguradoras, o que garante os melhores acordos na renovação anual das apólices.
  • Algumas consultorias de benefícios ainda disponibilizam a seus clientes uma assistência jurídica especializada no segmento securitário.
     

 

A consultoria de benefícios e o atendimento aos funcionários


Idealmente, a consultoria de benefícios também deve atender os funcionários de maneira direta, o que se faz por meio de ações como:

  • Desenvolve canais diversos de atendimento aos funcionários, seja presencialmente, por meio de um portal on-line, de chat, e-mail, aplicativos ou telefone, com uma equipe de profissionais qualificados para atender os segurados em suas variadas necessidades.
  • Oferece suporte em casos de reembolsos por consultas e exames realizados por prestadores não credenciados, em casos de emergências que eventualmente exijam transferências hospitalares e liberações especiais, na busca por rede credenciada em diferentes regiões do país etc.
  • De acordo com o porte da empresa, a corretora de seguro saúde pode controlar a sinistralidade do plano por meio de programas educativos. São comuns, neste aspecto, a criação de campanhas que oferecem exames preventivos, que organizam eventos esportivos e recreativos e até encontros educativos sobre diretrizes nutricionais ou estilo de vida.
  • Desenvolve pesquisas que podem identificar riscos de saúde e planeja ações preventivas. Além de colaborar com a saúde dos funcionários, tais pesquisas previnem prejuízos e, consequentemente, contribuem com a manutenção do equilíbrio financeiro da apólice.
     

 

A consultoria em seguros e benefícios da Nautiluz


A Nautiluz é uma consultoria de benefícios que, atuando no mercado securitário há mais de quatro décadas, se especializou na gestão de benefícios empresariais como planos de saúde e odontológicos.

Buscando constante atualização e investindo na capacitação de sua equipe, a Nautiluz prioriza o estabelecimento de uma relação próxima e transparente com seus clientes com a finalidade de atender suas demandas de maneira específica.

Consciente de seu papel na boa gestão de benefícios, a Nautiluz está equipada para auxiliar seus clientes em qualquer etapa do processo e possui os recursos necessários para atender cada funcionário de maneira individualizada. 

É pela experiência adquirida em anos de gestão de benefícios e pelos sucessos precedentes que a Nautiluz pode garantir que, conosco, valerá a pena deixar o atendimento dos funcionários por conta de uma corretora de seguro saúde.

 

 

 

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